Design exclusivo para celebrar o grande dia
Casamento
A aliança de casamento é o maior símbolo de união de um casal, ou seja, um compromisso assumido com aquela pessoa que você tanto ama.
Para tornar esse momento ainda mais especial, você encontra uma coleção completa de alianças para casamento exclusivas no site da Monte Carlo.
A palavra aliança vem do latim e significa uma relação de proximidade e união, seja entre povos ou pessoas. No contexto do casamento, é um pacto de compromisso entre a esposa e o seu marido.
Seu formato circular simboliza a eternidade desse vínculo, desta forma ele não tem início e nem fim: é eterno.
A união do casal é refletida no momento da escolha, onde o individualismo sai de cena para ser feita uma escolha que satisfaça as duas pessoas.
Para escolher a aliança de casamento, é necessário levar algumas características em consideração, que vão desde a sua largura até o acabamento de cada peça.
A largura deve ser agradável para ambas as partes. Existem modelos mais discretos, intermediários e mais largos. A parte externa da joia demonstra a personalidade do casal, sendo mais tradicional ou mais moderno.
Além disso, é importante definir se as alianças de casamento vão ter um diamante ou serão decoradas com várias pedras. Vale lembrar que a cor do ouro é muito importante, podendo escolher entre:
Historicamente falando, as alianças são de ouro amarelo, porém não existem regras, trata-se mais de uma tradição e vale a cor que combina melhor com o casal.
Para sanar dúvidas sobre qual qual deve ser a cor da aliança de casamento, separamos as 3 principais cores:
Para os casais mais clássicos. Simbolicamente falando, o ouro amarelo representa prestígio, prosperidade e fertilidade. Além disso, o metal nobre dourado é reconhecido pela sua durabilidade, não oxidando e contando um brilho natural.
Para aqueles casais que amam peças mais brilhantes. O ouro branco entra como uma ótima opção para levar ainda mais elegância para o visual do casal. É uma ótima opção de aliança de casamento para os mais modernos que buscam detalhes únicos.
Para casais que buscam características mais românticas. Por não ser tão popular, é escolhida por casais que querem se diferenciar em comparação às escolhas tradicionais.
Independente do modelo, sempre escolha as alianças pensando no seu conforto por isso fique muito atenta a sua espessura, joias boleadas não apertam o dedo ou prendem a circulação.
Se o casal gosta de alianças mais brilhantes e espelhadas, optem pelas peças polidas, caso sejam mais discretos, existem modelos lindos de alianças foscas.
As alianças vão sempre ser usadas na mão esquerda, especificamente no dedo anelar, o segundo dedo contando da esquerda para a direita.
Essa tradição é muito antiga e remete à lenda da “Vena Amoris”, a veia do Amor, onde se acreditava que o dedo anelar da mão esquerda tinha uma veia que se conectava diretamente ao coração.
Os chineses têm outra explicação para usar a aliança no dedo anelar esquerdo. Para eles, ao unirmos as duas mãos e dobramos os dedos médios, os únicos dedos que não se separam são os anelares, ou seja, um compromisso que não pode ser desfeito.
Além do matrimônio, as alianças representam momentos diferentes da vida a dois. Durante o noivado, ela é a representação da decisão de comunhão do casal sendo usada na mão direita, no dedo anelar, podendo conter uma pedra preciosa como, por exemplo, em uma aliança de diamante.
Na cerimônia de casamento, somente após o tão aguardado “sim”, a aliança passa a ser usada na mão esquerda, assim como manda a tradição.
De maneira similar a aliança de casamento, este tipo de aliança significa o elo e a fidelidade do novo casal.
Neste momento do relacionamento, por se tratar de um período inicial, não são utilizadas alianças de ouro, sendo assim, o costume é optar por outro metal nobre. Portanto a aliança de prata 925 costuma ser uma opção muito utilizada.
Existem os mais variados tipos de alianças de casamento, cada uma com seu significado e estilo como:
Se você busca um design diferenciado que une conforto e beleza, a aliança anatômica é exatamente o que você precisa. Com sua parte interior levemente curva, ela se ajusta melhor ao dedo, reduzindo o contato com a pele e assim ajudando na circulação do sangue.
Este tipo de aliança não machucam ou incomodam, são ideias para regiões muito quentes onde o dedo pode inchar com mais facilidade, além de serem muito confortáveis.
Os diamantes representam o amor eterno, o compromisso e a fidelidade entre casais. Além disso, seu brilho leva pureza e perfeição à relação amorosa. Afinal, diamantes são eternos, assim como os laços de um casal apaixonado.
A aliança fina é a opção perfeita para o casal que busca algo mais delicado. Devido ao seu design elegante e discreto, é fácil de combinar com outras peças e variar o look. Em geral, uma aliança fina tem entre 2 e 4 mm de largura.
Uma aliança de casamento grossa é uma joia que marca presença. Devido ter uma espessura maior, são indicadas para casais que curtem peças mais chamativas, que se destacam no visual, se tornando uma das estrelas da produção.
Além de sua maior resistência, essa peça gosta de atenção, não deixando muito espaço para combinações. Normalmente, essas alianças tem em torno de 6,5 e 9 mm.
Tendência entre casais mais jovens, as alianças de casamento quadradas são modernas e sofisticadas, levando um toque minimalista ao look. Além disso, é versátil, combinando perfeitamente com produções mais clean com muito estilo e elegância.
Um clássico nunca sai da moda e as alianças de casamento redondas são provas disso. Perfeitas para o dia a dia, combinam com outros anéis e joias. Além disso, são o símbolo do amor eterno do casal.
A aliança de casamento fosca, leva um toque de suavidade ao estilo do casal. A joia inclusive harmoniza muito bem com pessoas mais reservadas que não gostam muito de brilho.
Sua beleza única é prática e muito moderna sendo fácil de mesclar com outras peças como pulseiras e braceletes.
A meia aliança é um delicado aparador de alianças, que deve ser usada juntamente com elas, para levar ainda mais charme ao dedo e a produção como um todo. Esta peça é minimalista, sofisticada e pode ser usada com brilhantes, diamantes e zircônias.
A joia também harmoniza muito bem com alianças mais grossas, podendo estar presente na vida do casal desde o noivado até o casamento. Tenha atenção ao tamanho de cada peça, para não ficarem apertadas ou largas ao dedo.
As mais belas alianças de casamento estão reunidas no site Monte Carlo.